Autoestima - uma experiência de amor próprio

Entenda como um bom julgamento sobre si mesmo favorece o desenvolvimento de suas capacidades pessoais, emocionais e relacionais.





Você gosta de si mesmo? Essa pergunta pode começar a lhe dar um direcionamento sobre qual é o estado da sua autoestima. Se em momentos em que é necessário apontar características próprias você sente constrangimento e desconforto para encontrar em si mesmo o que existe de bom, sendo mais fácil apontar suas fraquezas, é um sinal de que deve prestar mais atenção nesse aspecto.


A sociedade ocidental promove o culto ao indivíduo, tanto em relação ao estereótipo físico e comportamental, quanto no que se refere às habilidades acadêmicas e profissionais. Isso influencia diretamente a imagem que cada pessoa elabora sobre si mesmo. Viver em um cenário que estimula a comparação com o outro e a corrida para o sucesso padronizado muitas vezes dificulta o desenvolvimento da autenticidade do ser e do apreço por si próprio.


A maneira como cada pessoa internaliza os sentimentos e percepções sobre si e sobre o mundo também influencia no desenvolvimento da autoestima. Esta é uma questão fundamental na formação da imagem pessoal, e este processo requer um mergulho profundo no autoconhecimento para perceber como se deu o caminho que lhe fez chegar ao seu estado atual. À partir do conhecimento sobre o que é importante para si e as qualidades que valoriza, cada pessoa pode formar um filtro para as influências externas que recebe.


Para a formação da autoestima é necessário o desenvolvimento de alguns pontos, tais quais:

  • Identificar seus pontos fortes e explorá-los

  • Melhora diária dos pontos que identifica necessário

  • Acolher suas falhas

  • Não se comparar com os outros

  • Focar no lado positivo da vida e das situações

  • Exercitar a confiança própria

  • Não se importar com o julgamento alheio

Estas são algumas ideias do que pode ser feito para o desenvolvimento de uma autoestima positiva que irá promover mudanças significativas em todos os setores, para o alcance do equilíbrio emocional.


Além disso, o investimento no processo psicoterapêutico também contribui para o movimento de reconstrução da autoimagem, assim como potencializa o autoconhecimento e a experiência de amor próprio. Para mais informações entre em contato com a Clínica Conexão Humana, pelo telefone (41) 3329-9233 ou pelo whatsapp (41) 99922-9233.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo